Platão, como muitos filósofos que admiro, merece os meus aplausos.
Para quem não lembra, ele foi o cara da Grécia que revolucionou o mundo. O cara era tão fraco (para dizer do contrário), que seu mentor era nada mais nada menos que Sócrates.
Platão foi o criador e mantenedor da Academia de Atenas (onde não tive a sorte de estudar rsrsrs). Escreveu grandes obra, e uma de grande influência política (para um post mais tarde, falaremos disso). Dentre elas, uma de grande destaque foi "A República", em que do seu livro extraímos um conceito fantástico sobre realidade.
Imagina se alguém te pergunta qual o conceito de realidade... Isso na minha sala de aula gerou um luto interno, um minuto de silêncio...
Eu tive a minha própria conclusão, do qual não convém comentar aqui porque foi o que chegou mais perto do que o professor queria.
Mas no ponto de vista platônico, quero destacar as 4 etapas para a descoberta da realidade:
1º IMAGENS
Já discuti com muita gente que acha que a realidade é apenas aquilo que os nossos olhos podem ver. Agora imagine só, uma mentira bem contada pelo Whatsapp? Ou um choro bem fingido para te convencer? O que nesse caso seria a realidade? As palavras que você está vendo ou a mentira por trás do contexto?
2º MATÉRIA
Matéria? Tudo aquilo que possui corpo e ocupa lugar no espaço? Exatamente! Na cabeça de muita gente, realidade é tudo que podemos ver e TOCAR. Isso é um engano, pois a fantasia criada pelos livros, desenhos animados, filmes, brinquedos em nossas mentes também é realidade. A matéria que é tangível pode promover uma realidade intangível.
3º MATEMÁTICA
Sim, Platão estava certo, a matemática já é um nível bem acima na questão da realidade. Essa não é uma realidade para todo mundo. Requer um certo grau de raciocínio lógico compreender as ciências exatas e dominar todas as propriedades da mesma.
4º IDEIAS
Aqui chegamos ao ponto máximo do que de fato é realidade. Para pensar realidade nesse ponto, é necessário um grau altíssimo de determinada maturidade intelectual. Para o mundo contemporâneo de Platão, apenas os filósofos tinham esse determinado grau.
Hoje, muita gente se denomina mente aberta, mas a primeira ideia que vai de encontro a sua, já é totalmente rejeitada. O campo da realidade platônica, em torno das ideias requer conhecer o desconhecido e compreender o ainda incompreensível.
É ver o novo. É vencer o Mito da Caverna. Abram as vossas mentes, pensem diferente, saiam do vosso campo de entendimento, ampliem a visão! Entendam e busquem entender!
Sempre haverá algo novo a se aprender. É no campo das ideias que está a realidade. É dentro da sua mente que ela se cria, recria, multiplica e transcende.
Texto feito pelo auto do Blog: Júlio Ramos.
Para uma melhor compreensão do mundo.






Nenhum comentário:
Postar um comentário