sexta-feira, 29 de abril de 2016

Conhece o Anarquismo? E seus perigos para o Brasil?



O Brasil passa por um momento histórico e dramático de polarização política. De um lado estão os governistas, do outro os opositores. Nesta guerra de ânimos acirrados quem perde é a população, que vê o país afundar em uma crise econômica, política e institucional.

Em meio aos embates entre PT (Partido dos Trabalhadores) e os partidos de oposição, é possível notar um claro enfrentamento de grupos distintos dentro da sociedade brasileira: quem é a favor do governo e quem é contra. O problema é que isso tem gerado uma avalanche de manifestações de ódio, insultos racistas e conflitos entre a população, provocando um verdadeiro caos, que em nada serve para melhorar as condições da nação.


A polarização entre PT e Oposição coloca em risco a democracia, tornando claro o perigo de instauração de uma anarquia no país. No Brasil atual, a imprensa é chamada de golpista, os políticos defendem posições controversas e um único partido é capaz de provocar amor e ódio entre as pessoas.

Dentro deste contexto de polarização entre governistas e opositores, o Brasil também se dividiu, separando os manifestantes pró e anti-PT. Um clima de ódio e rivalidade paira sobre o país, e isso é resultado direto do baixo nível de politização, civilidade e consciência da sociedade brasileira. O grande risco é que esse embate político acabe gerando conflitos violentos por causa de diferenças ideológicas.


A política está dividindo o Brasil, e o PT contribui para a manutenção dessa realidade polarizada, na qual o ódio e as diferenças entre ricos e pobres são incentivados.

Caso a Operação Lava Jato resulte na prisão do ex-presidente Lula, a situação no país ficará ainda mais complicada, com uma polarização acentuada e sérios riscos de manifestações tensas. Só para se ter ideia da realidade, uma pesquisa do Instituto Vox Populi apontou que 56% dos 15 mil entrevistados eram contrários a investigações sobre o ex-presidente e diziam acreditar na inocência de Lula.

A crise econômica também é responsável pelo aprofundamento da polarização no Brasil. A possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff tornou a situação ainda mais delicada.


De acordo com analistas políticos, falta maturidade tanto para os partidos opositores quanto para os governistas, e isso tem tornado a sociedade intolerante. A polarização entre esquerda e direita não pode, de maneira alguma, levar o país a uma guerra interna violenta.


Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/o-perigo-da-anarquia-em-um-brasil-polarizado.html




Fleury e sua gangue?



Sérgio Fernando Paranhos Fleury, nascido no Rio de Janeiro, na cidade Niterói, em 19 de maio de 1933, foi um policial que atuou como delegado do DOPS de São Paulo, durante a ditadura militar no Brasil e ficou notoriamente conhecido por sua pertinácia ao perseguir os opositores do regime. Sofreu diversas acusações formais pelo Ministério Público pela contumácia na prática de tortura e homicídios contra os opositores do golpe de estado orquestrado pelos militares em 1964.


Vários depoimentos, testemunhas e relatos de presos políticos, apontam que ele usava sistematicamente a tortura durante os interrogatórios que comandava na época do regime militar brasileiro. Vários dos militantes que eram capturados pelo delegado Fleury não resistiram a essas torturas e acabaram morrendo, como no caso de Eduardo Collen Leite (guerrilheiro de renome), que foi torturado por cerca de quatro meses.
Fleury foi o principal responsável pela tentativa de captura e morte de Carlos Marighella - ícone da extrema-esquerda, foi apontado como participante da Chacina da Lapa e de mais uma série de casos envolvendo combate e morte de opositores do regime.


Bacharel em Direito, delegado (1966), atuou no serviço de radiopatrulhamento da cidade de São Paulo, ganhando notoriedade no combate enérgico às organizações armadas de esquerda, utilizando-se também de violência.
Em 1968, foi requisitado pelo DOPS, para atuar na repressão dos movimentos de oposição ao governo militar no Brasil.
Pela sua participação nas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas do Brasil durante a chamada "guerra subversiva", foi condecorado pelo Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador e pela Marinha de Guerra com o título de "Amigo da Marinha".
Livro sobre a história de Fleury

Foi investigado e denunciado pelos Promotores de Justiça Hélio Bicudo e Dirceu de Mello por supostos assassinatos praticados pelo Esquadrão da Morte. O Delegado Fleury foi apontado pelo Ministério Público de São Paulo como o principal líder desse Esquadrão. Fleury apresentava-se na corporação policial como líder do esquadrão da morte, com a promessa de para cada policial morto, matar dez bandidos. Um dos casos, misturando impunidade com onipotência, ocorreu em 17 de junho de 1970, quando acompanhado por nove comparsas, entrou no presídio Tiradentes, de onde retirou cinco presos. Fleury buscava vingar a morte de um policial horas antes por Adjovan Nunes, o Guri. Horas depois os cinco presos eram mortos em Guarulhos, outros cinco presidiários foram mortos nas horas seguintes, até que Adjoan foi achado morto em um mato em Itaquera com 150 tiros. 
Nesta época o esquadrão passou a ser um estorvo para a Ditadura Militar, pois a imprensa estrangeira e as organizações dos Direitos Humanos apresentavam-no como a banditização do regime. A cúpula de governo teve a ideia de trocar tudo por um golpe publicitário, e anunciou que os agentes do crime seriam punidos. Isto, mereceu o primeiro editorial do The New York Times favorável ao governo desde 1964.


Em 1978, na convenção da Arena em São Paulo, apoiou a candidatura do coronel Erasmo Dias à Câmara dos Deputados. Opôs-se à anistia política promulgada em 1979.
Foi beneficiado por uma lei que facultava a liberdade aos réus primários e com residência fixa que ficou conhecida como Lei Fleury.
Morreu por afogamento, segundo a sua mulher Maria Izabel Oppido, presente em sua lancha na madrugada de 1º de maio de 1979. Seu corpo foi sepultado sem ter sido necropsiado, o que gerou comentários de que ele teria sido assassinado pela esquerda como vingança ou como "queima de arquivo" pelos seus antigos colaboradores da ditadura.


segunda-feira, 25 de abril de 2016

10 sinais de que uma pessoa é mais inteligente que você

Quer identificar pessoas mais inteligentes que você com facilidade? Basta ficar atento a alguns sinais. Confira como saber se você é menos inteligente que outras pessoas e use isso para desenvolver-se pessoalmente.


Embora tenhamos consciência de que nossa inteligência é limitada, ainda é difícil para grande parte das pessoas admitir que existem outras mais inteligentes que elas. Talvez isso aconteça por orgulho, mas, em muitos casos, as pessoas simplesmente não sabem reconhecer outras mais inteligentes. Se você quer saber quando alguém é mais inteligente que você, fique atento a esses 10 sinais:


1. FALAM POUCO

Elas falam menos do que você, porque tentam se tornar inteligentes ouvindo os demais.

2. CONHECIMENTO DIVERSIFICADO

Sabem diversas coisas em áreas além daquelas em que são especialistas porque estão interessadas no que as pessoas ao redor delas estão fazendo.

3. EQUILÍBRIO PROFISSIONAL E PESSOAL

Pessoas mais inteligentes que você conciliam carreira, interesses pessoais e vida familiar com destreza e nunca precisam se preocupar em encontrar o equilíbrio entre os âmbitos pessoal e profissional. Ainda que estejam fazendo malabarismos para dar conta de todos os afazeres, essas pessoas conseguem se mostrar 100% comprometidas com as suas tarefas. A rotina entupida de compromissos é comum para essas pessoas.

4. PRESENÇA NEUTRA NAS REDES SOCIAIS

Provavelmente as pessoas mais inteligentes que você estarão presentes nas redes sociais, com o diferencial de que a utilizam da maneira correta: mais para ouvir do que para afirmar, garantindo que o recurso será uma nova fonte de informação para formar opiniões concretas e embasadas. Não vivem postando besteiras e/ou acompanhando a vida de gente famosa que não tem nada de útil para ensinar.

5. SORRISO CONSTANTE

Mesmo quando as coisas estiverem indo mal, essas pessoas vão estar sorrindo. Pessoas inteligentes não se deixam abater por situações adversas porque estão certas de que acabarão encontrando as alternativas corretas em meio a tantos problemas.

6. HUMILDADE

Em geral as pessoas inteligentes sabem que têm mais capacidade que os demais em uma sala, mas não perdem seu tempo ressaltando isso. Em vez disso, elas encaram a própria inteligência como um desafio pessoal para transformar os demais em pessoas tão inteligentes quanto ela própria.

7. GERENCIAMENTO DE TALENTOS

Quando ocupam cargos de gestão, as pessoas inteligentes fazem todos os esforços para conseguirem colaboradores mais talentosos, mais conectados e mais populares que eles próprios em suas equipes. Eles não se sentem ameaçados por isso porque sabem que a inteligência é algo sinérgico. Estão sempre procurando ajudar aos outros quanto a desenvolver seus talentos. Fazem de seus amigos, discípulos, tem prazer em ensinar e compartilhar ensinamentos, ao ponto de quem o cerca, desenvolver também esse bom costume.

8. CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO

Pessoas inteligentes não têm necessidade de mostrar todas as suas habilidades apenas para provar que são melhores que os demais. Entretanto, sempre encontram a habilidade correta para cada situação, de maneira que raramente enfrentam grandes dificuldades para se adaptar.

9. CAPACIDADE DE APRENDIZADO INDEPENDENTE

Pessoas inteligentes não fazem questão de ressaltar se tiveram ou não ensinos considerados caros. Esse tipo de pessoa se sairia bem em qualquer método de aprendizado. Você só saberia de onde eles vieram se tivesse um currículo em sua frente.

10. DISCRIÇÃO

Pessoas inteligentes jamais farão com que você se sinta estúpido, ainda que essa seja uma tarefa complicada. Elas aprenderam por meio de experiências nem tão boas, de modo que sabem que não vai resolver nada ressaltar a sua ignorância.

BÔNUS!! :D
Apenas um conselho para você, caro leitor, quando achar um amigo inteligente não tenha inveja dele, porque ele pode te ensinar a ser assim também. Apenas pergunte, observe os detalhes e, aprenda.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Como se fala a língua dothraki, de "Game of Thrones"?


Nos livros da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, a língua falada pelos guerreiros liderados por Kahl Drogo é totalmente fictícia, inventada pelo autor, George R. R. Martin. Já o seriado Game of Thrones, da HBO, recorreu a um linguista, David Peterson, que, baseado nas frases registradas por Martin, elaborou um padrão para a pronúncia e regras para a gramática. O dothraki acabou se tornando um dos temas favoritos dos telespectadores na primeira temporada - e vários fãs se tornaram "estudiosos" do idioma. Aprenda você também.

1) Para falar com naturalidade, assista a vídeos com diálogos em russo ou turco - ambas as línguas foram grandes influências para Peterson. Lembre-se delas na hora de pronunciar palavras como "mai" (mãe) e "ave" (pai), dois dos quase 3 mil termos do vocabulário dothraki(só para comparar, o português tem cerca de 600 mil)

2) As frases são construídas com sujeito seguido de verbo e objeto, igual à língua portuguesa. Como em "Fonak tih jan", que significa "O caçador [fonak] viu [tih] o cachorro[jan]". Sentiu falta dos artigos? Essa classe de palavras não existe! Mas, assim como acontece no nosso idioma, os verbos são conjugados em diferentes tempos

3) Os substantivos também são "conjugados", como no alemão. Depende de sua função na frase. Por exemplo: "caçador" pode ser "fonak" (quando é sujeito), "fonakes" (objeto direto), "fonaki" (indica posse, "do caçador"), "fonakaan" (quando é o destino da ação, "para o caçador") ou "fonakoon" (quando é a origem da ação, "do caçador")

4) Quer aprender mais? Navegue pelaDothraki Wiki ou pelo portal atualizado por Peterson, ambos em inglês. Em português, comece pela "aulinha"Dothraki 101, organizada pelo canal HBO. E fique de ouvidos atentos quando algum dos guerreiros aparecer na série. Afinal, a imersão é uma das melhores formas de aprender um novo idioma!

VOCABULÁRIO BÁSICO
M'ath: Oi
Fonas chek: Tchau
Anha garvok: Estou com fome
Anha fevek: Estou com sede
Hrakkar: Leão
Noah: Touro
Hlizif: Urso
Kolver: Águia
Eyelke: Primavera (derivado de "eyel", que significa "chuva")
Vorsaska: Verão (derivado de "vorsa", que significa "fogo")
Chafka: Outono (derivado de "chaf", que significa "vento")
Aheshke: Inverno (derivado de "ahesh", que significa "neve")

CONTE ATÉ DEZ
At: 1
Akat: 2
Sen: 3
Tor: 4
Mek: 5
Zhinda: 6
Fekh: 7
Ori: 8
Qazat: 9
Thi: 10


Por que ficamos fracos quando rimos e fortes quando sentimos raiva?



Por causa da endorfina e da adrenalina, substâncias liberadas em momentos de relaxamento e tensão, respectivamente. A endorfina é um neurotransmissor que funciona como uma espécie de "analgésico natural", relaxando a musculatura. É uma herança evolutiva: servia para evitar desgaste físico e queima de energia nas horas de sossego. A adrenalina também foi importante na preservação da espécie: ela é o hormônio liberado nas situações de perigo. "Ela tonifica o músculo e prepara o indivíduo para lutar ou correr", explica o fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, da Unifesp. Compare abaixo como essas duas substâncias agem.



ADRENALINA

O que é? Hormônio

Onde é produzida? Nas glândulas suprarrenais, acima dos rins

Quando é liberada? Em situações de alerta ou estresse, como ser abordado na rua por um assaltante, pular de paraquedas ou vendo algum episódio de Demolidor

Qual o seu efeito? Aumento da frequência de batimentos cardíacos e da circulação sanguínea, tonificação dos músculos, dilatação da pupila e aceleração da respiração

Quanto tempo dura? É proporcional à duração do evento que provocou sua descarga. Ou seja: é mais breve em um susto curto (como quase ser atropelado) e mais duradouro em uma ameaça longa (como um assalto)



ENDORFINA

O que é? Neurotransmissor

Onde é produzida? Na glândula hipófise, na base do cérebro

Quando é liberada? Em situações que despertam algum tipo de relaxamento ou bem-estar, como durante uma transa, uma gargalhada... ou um episódio de Demolidor, oras! (Exercícios também liberam endorfina. Estudos indicam que é ela quem causa a euforia experimentada por maratonistas e corredores durante as provas)

Qual o seu efeito? Euforia e prazer, relaxamento muscular, alívio da dor, redução do estresse e melhora no humor

Quanto tempo dura? Em média, o efeito no organismo dura em torno de 20 minutos. Mas esse tempo também pode ser proporcional ao da atividade que desengatilhou sua liberação

Agência Brasileira de Inteligência afirma que Brasil estava na mira do ISIS

"Isso é sério! Enquanto a mídia lembra apenas de Dilma e como arrancar ela da presidência, há outros acontecimentos no Brasil."

"No final desse post eu vou deixar vários links de referências jornalísticas que confirmam a notícia."


Uma semana depois dos atentados terroristas na França, um twitt chamou a atenção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A mensagem com menos de 140 carácteres tinha a seguinte mensagem em francês “Brésil, vous êtes notre prochaine cible, nous pouvons attaquer ce pays de merde”, que na tradução para o português fica “Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse País de merda”.
Apesar de parecer apenas mais daqueles perfis fakes de um garoto de 12 anos que quer aparecer na internet, o twitt foi investigado pela Abin e eles tiveram um surpresa horrível e preocupante. O perfil realmente pertence a Maxime Hauchard, 23 anos, um terrorista do Estado Islâmico.

Atualmente ele atende por Abou Abdallah al-Faransi, mas seu nome de batismo é Maxime Hauchard. Nascido em um cidade ao norte da França, Normandia, se converteu por volta dos 17 anos ao Islamismo e é um membro importante dessa organização que esta envolvida com ataques terroristas, sequestros e ameaças. Ele é conhecido pelos EUA e até está na lista de terroristas procurados pelo país, depois de ter aparecido em um vídeo ameaçando cortar a cabeça de Peter Kassig, funcionário de uma ONG.

Abin


De acordo com a agência brasileira, Maxime é um “garoto propaganda” dos líderes do Estado Islâmico e depois da publicação, vários seguidores dessa ideologia apoiaram com agressividade os ataques ao Brasil. O perfil já foi desativado e não sabemos que medidas a Abin está tomando para proteger os brasileiros ou mesmo o que estão fazendo para descobrir que realmente está acontecendo.

Atentados recentes



O dia 13 de novembro de 2015 nunca vai ser esquecido pelos parisienses. Múltiplos atentados aconteceram na capital da França deixando ao todo 130 mortos e mais de 350 pessoas feridas. Os atentados aconteceram em várias partes da cidade envolvendo explosões e terroristas com armas automáticas. Dentre todos os ataques, o mais grave foi na casa de shows Bataclan que tem capacidade para 1500 pessoas e no momento do ataque estavam ocorrendo um show da banda americana Eagles of Death Metal. No dia seguinte o Estado Islâmico reivindicou a autoria dos atentados.
O mais recente ataque ocorreu no dia 22 de março desse ano em um aeroporto na Bélgica. Uma bomba foi explodida no saguão do aeroporto e 34 pessoas morreram no ataque e outras 200 ficaram feridas. O Estado Islâmico soltou uma nota informando que uma célula secreta teria feito os ataques, como o pronunciamento feito nos atentados na França.

Isso fica para a nossa reflexão...

Segue os links:

http://noticia-final.blogspot.com.br/2016/04/terrorista-do-isis-ameacam-o.html?m=1

http://pt.dfns.net/2016/04/14/terrorista-do-isis-ameacam-o-brasilagencia-brasileira-de-inteligencia-confirma-alerta-de-ameaca-do-estado-islamico/
http://extra.globo.com/noticias/brasil/abin-alerta-que-brasil-pode-ser-proximo-alvo-de-ataques-do-estado-islamico-19085865.html
http://www.newsjs.com/br/abin-eleva-risco-de-ataque-do-estado-isl%C3%A2mico-durante-as-olimp%C3%ADadas/dlC4QyVdj_oktjMmIc0bfGiTVgQkM/


6 coisas que acontecem com seu corpo quando você abandona a academia


É muito comum as pessoas pararem de ir à academia por um tempo, ou parar de vez. Muitas vezes por conta da correria entre trabalho, casa, estudos, o sagrado happy hour, falta de grana, entre tantos outros motivos que acabam tornando-se uma bola de neve.
É importante observar que ao parar de fazer exercícios o organismo sofre alterações, não apenas visíveis. E para te ajudar a entender a importância de exercitar-se regularmente, não só para manter o corpo em forma mas, também, para a saúde, selecionamos essa lista com 6 coisas que acontecem com seu corpo quando você abandona a academia.
Depois de ler, acreditamos que você irá pensar duas vezes antes de faltar à academia para assistir “só mais um” episódio no NetFlix e afins. Mas não se preocupem, caso já tenham parado, quanto antes voltarem menos efeitos negativos parecerão.

1.Por alguns dias


Alguns dias de descanso podem até ser necessários para o corpo relaxar. Mas se não mantiver uma alimentação regular e saudável, é possível perceber algumas mudanças no organismo, como inchaços. Apenas cinco dias são suficientes para fazer com sua glicose aumente. O que acontece é que após as refeições o açúcar no sangue tende a subir mas abaixam rapidamente. Com a falta de atividades, as taxas continuam elevadas por um longo período.

2.Por uma semana


Quando são semanas, as diferenças são um pouco maiores, porque as fibras musculares começam a retrair e a retenção de líquido é bem maior. Se você decidir voltar para a academia agora, ainda não sentirá muita dificuldade de retomar a rotina.

3.Mais que algumas semanas


As semanas passaram e você ainda não conseguiu retomar o controle da vida. Ah, cuidado, a partir de agora sua resistência física e cardíaca já não é mais a mesma. Uma boa ajuda é caminhar alguns minutos por dia e utilizar mais escadas, ao invés de elevadores. Há também o aumento da pressão arterial, apenas após duas semanas sem exercícios ela já aparece.

4.Depois de um mês


Um mês! É, a gordura corporal está começando a aparecer, sua massa magra está bastante enfraquecida e todo seu sistema cardíaco está comprometido. Prepare-se para ter problemas para dormir e começar a conhecer o estresse.

5. Meses depois


Não teve jeito, não conseguiu voltar mesmo a praticar exercícios. Pois bem, seu metabolismo, sentimental como só ele, estará bem mais lento, fazendo com que seu organismo queime menos calorias. Além de sentir pouca disposição, mais cansaço e seu pulmão não terá mais a mesma capacidade de absorção de oxigênio.

6. Um ano


Um ano, nossa, como passa rápido! O acúmulo de gordura corporal já passou da conta, continuará a sentir os efeitos de um metabolismo lento. Agora vem o perigo, os problemas de saúde, hipertensão, colesterol alto, insônia, depressão…
Então, o que acharam? Conhecem mais efeitos causados no organismo por falta d exercícios físicos? Comentem com a gente!





segunda-feira, 11 de abril de 2016

Mudanças causadas pelo Renascimento... Precisamos disso ainda hoje...

Você já invejou alguém? Desejou uma vida semelhante a ela?
Sonhou com um mundo diferente? Sonhou em morar num país diferente onde a felicidade e
a prosperidade andam juntas?

Num tempo de marasmo e sofrimento, fomes e dores, solidão e cadeias psicológicas,
tais cadeias impostas pelo governo e pela Igreja, te tirando teus direitos de
diversão, de vestimentas, cuidados, relacionamentos e gastos... Fazer essa viagem?
Conhecer esse país? Mudar de vida? Tais indagações seriam uma renascença na sua vida?


Pois bem, foi isso que aconteceu com um monte de gente. O termo Renascimento, que advém
da ideia de se “nascer outra vez”, tem sua origem fixada no expresso interesse que os 
homens tinham nas manifestações da cultura greco-romana. Para alguns que vivenciaram tal movimento, a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido  deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média. Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano,  daí a vertente renascentista conhecida como Humanismo.


Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, 
principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura,  na política, na religião, nos aspectos sócio-culturais.  Deste pólo cultural o Renascimento se propagou pela Europa, especialmente pela Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e com menos ênfase em Portugal e Espanha.

Além de modificar a natureza das artes, com a introdução de técnicas mais apuradas e o  gosto pela temática humanística, o renascimento também provoca uma mudança no  meio científico. Por meio de ações que envolviam a observação e a experimentação do mundo, os cientistas dessa época conquistaram importantes informações que contribuíram no  desenvolvimento da medicina, da astronomia e da física. 

Observado como um todo, não podemos simplificar o renascimento como uma mera substituição da forma medieval de  se enxergar o mundo. Devemos lembrar que muitos artistas e estudiosos dessa época não abandonaram suas crenças e,  em muitos casos, também valorizaram trabalhos de temática religiosa. De tal modo, o renascimento coloca-se como uma  importante experiência que oferece outra possibilidade do homem europeu lidar com o mundo à sua volta.



Quem tiver alguma dúvida sobre algum termo, ou assunto, deixe nos comentários ou chama lá no Whatsapp...

Apenas sistematize o assunto e boas notas!!

Edição: Júlio Ramos

Realidade platônica? A busca pela perfeição?

Platão, como muitos filósofos que admiro, merece os meus aplausos.

Para quem não lembra, ele foi o cara da Grécia que revolucionou o mundo. O cara era tão fraco (para dizer do contrário), que seu mentor era nada mais nada menos que Sócrates.
Platão foi o criador e mantenedor da Academia de Atenas (onde não tive a sorte de estudar rsrsrs). Escreveu grandes obra, e uma de grande influência política (para um post mais tarde, falaremos disso). Dentre elas, uma de grande destaque foi "A República", em que do seu livro extraímos um conceito fantástico sobre realidade.


Imagina se alguém te pergunta qual o conceito de realidade... Isso na minha sala de aula gerou um luto interno, um minuto de silêncio...
Eu tive a minha própria conclusão, do qual não convém comentar aqui porque foi o que chegou mais perto do que o professor queria.

Mas no ponto de vista platônico, quero destacar as 4 etapas para a descoberta da realidade:

1º IMAGENS

Já discuti com muita gente que acha que a realidade é apenas aquilo que os nossos olhos podem ver. Agora imagine só, uma mentira bem contada pelo Whatsapp? Ou um choro bem fingido para te convencer? O que nesse caso seria a realidade? As palavras que você está vendo ou a mentira por trás do contexto?

2º MATÉRIA

Matéria? Tudo aquilo que possui corpo e ocupa lugar no espaço? Exatamente! Na cabeça de muita gente, realidade é tudo que podemos ver e TOCAR. Isso é um engano, pois a fantasia criada pelos livros, desenhos animados, filmes, brinquedos em nossas mentes também é realidade. A matéria que é tangível pode promover uma realidade intangível.

3º MATEMÁTICA

Sim, Platão estava certo, a matemática já é um nível bem acima na questão da realidade. Essa não é uma realidade para todo mundo. Requer um certo grau de raciocínio lógico compreender as ciências exatas e dominar todas as propriedades da mesma.

4º IDEIAS

Aqui chegamos ao ponto máximo do que de fato é realidade. Para pensar realidade nesse ponto, é necessário um grau altíssimo de determinada maturidade intelectual. Para o mundo contemporâneo de Platão, apenas os filósofos tinham esse determinado grau.
Hoje, muita gente se denomina mente aberta, mas a primeira ideia que vai de encontro a sua, já é totalmente rejeitada. O campo da realidade platônica, em torno das ideias requer conhecer o desconhecido e compreender o ainda incompreensível.
É ver o novo. É vencer o Mito da Caverna. Abram as vossas mentes, pensem diferente, saiam do vosso campo de entendimento, ampliem a visão! Entendam e busquem entender!
Sempre haverá algo novo a se aprender. É no campo das ideias que está a realidade. É dentro da sua mente que ela se cria, recria, multiplica e transcende.


Texto feito pelo auto do Blog: Júlio Ramos.

Para uma melhor compreensão do mundo.



domingo, 10 de abril de 2016

Jusnaturalismo Vs Juspositivismo

"Talvez os termos acima citados não seja tão conhecidos no seu vocabulário, mas de forma inconsciente, você já conhece essa luta."

Os prefixos "jus", por si só já falam. Mostram a ideia que está ligado a área jurídica. Que são termos de uma luta ligada ao Direito.




O homem sempre seguiu regras, seja social, moral ou jurídica, ele sempre se guiou através de regras de condutas, hoje vamos falar das duas correntes em que o direito divide-se que são elas: a corrente do jusnaturalismo e a corrente do juspositivismo.


A corrente do jusnaturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e acima das leis do homem, para os jusnaturalistas o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano, e busca sempre um ideal de justiça.
       O direito natural é universal, imutável e inviolável, é a lei imposta pela natureza a todos aqueles que se encontram em um estado de natureza.
       Ao contrário do que defende a corrente jusnaturalista (jusnaturalismo), a corrente juspositivista (juspositivismo) acredita que só pode existir o direito e conseqüentemente a justiça através de normas positivadas, ou seja, normas emanadas pelo Estado com poder coercivo, podemos dizer que são todas as normas escritas, criadas pelos homens por intermédio do Estado.
       O direito positivo é aquele que o Estado impõe à coletividade, e que deve estar adaptado aos princípios fundamentais do direito natural.
       Veja as principais diferenças entre o jusnaturalismo e o juspositivismo:


JUSNATURALISMO
• Leis superiores
• Direito como produto de ideias (Metafísico)
• Pressuposto: Valores
• Existência de leis naturais


JUSPOSITIVISMO 
• Leis impostas
• Leis como produto da ação humana (empírico-cultural)
• Pressuposto: o próprio ordenamento positivo
• Existência de leis formais


       E para finalizar esse post devo dizer que a corrente predominante atualmente é a corrente do juspositivismo.

REFERÊNCIA:

BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1999.